Tudo sobre o novo sistema que irá avaliar o perfil de cada turista em 2023 para permitir a entrada nos países do Espaço Schengen, o Etias.
O que é Etias?
A princípio, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias) é uma plataforma que irá determinar se uma pessoa pode ou não entrar no Espaço Schengen. Nesse sentido, a análise de informações pessoais ficará em um formulário online, como data de nascimento, informações sobre a viagem, etc.
Desse modo, ao checar os dados, o Etias poderá detectar se a pessoa representa ameaça a algum dos países ou não.
O que é o Espaço Schengen?
Mas afinal, o que é o Espaço Schengen que nós estamos falando até agora? Bom, é a junção de 26 países da Europa que firmaram um acordo de política de livre circulação entre pessoas nas nações signatárias.
Entretanto, nem todos os países da União Europeia assinaram o acordo, como é o caso da Irlanda, por exemplo. Do mesmo modo, estados de fora da UE podem fazer parte do Espaço Schengen, como Mônaco, San Marino e o Vaticano, por exemplo.
A saber, a palavra Schengen é uma homenagem à cidade de Schengen, em Luxemburgo, onde o acordo original foi assinado em 1985.
Quem faz parte do Espaço Schengen?
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, República Eslovaca, Suécia e Suíça, Mônaco, San Marino e Vaticano.
Quais países podem usar o Etias?
Desse modo, os países são: Albania, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, El Salvador, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Kiribati, Macau, Macedônia do Norte, Malásia, Ilhas Marshall, Ilhas Maurício, México, Micronésia, Moldávia, Montenegro, Nova Zelândia, Nicarágua, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Saint Kitts e Nevis, Saint Lucia, Saint Vincent, Samoa, Sérvia, Seychelles, Singapura, Ilhas Salomão, Coreia do Sul, Taiwan, Timor Leste, Tonga, Trindade e Tobago, Tuvalu, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Uruguai, Vanuatu, Venezuela.
O Etias serve como visto?
Não funciona como um visto, mas serve como uma autorização para quem vai viajar a turismo ou a negócios. Na verdade, ele é justamente para os países que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen.
A saber, depois de entrar nessa área, os turistas podem circular livremente entre os 26 países do acordo (citados acima), pois não existem fronteiras internas rígidas.
Por quanto tempo posso ficar na Europa?
O Etias permite estadias de curta duração por até 90 dias, dentro de períodos de 180 dias. Ou seja, após voltar ao país de origem, será preciso um intervalo de pelo menos 90 dias para retornar à Europa.
A partir de quando começa?
Ainda não há uma data específica, mas a ideia é que o sistema esteja operando em maio de 2023. Desse modo, após a emissão do Etias, a aprovação será válida por três anos, a menos que o passaporte expire antes.
Para obter o Etias, será preciso preencher um formulário de candidatura online com informações pessoais básicas, como nome, endereço, data de nascimento e dados do passaporte. Além disso, também será necessário responder perguntas sobre antecedentes criminais, viagens para zonas de conflito e algumas questões de segurança.
O processo do Etias promete ser rápido, com a maioria dos viajantes recebendo a permissão em cerca de 15 dias. Em alguns casos, pode variar e estender para 30 ou 60 dias. Entretanto, é possível que a candidatura não seja aceita. Porém, de acordo com a Comissão Europeia, cerca de 95% devem ser aprovadas.
É grátis?
Não. Para viajar à Europa com o Etias, os turistas deverão pagar uma taxa de 7 euros (R$ 38,46 na última cotação). No entanto, menores de 18 anos e maiores de 70 não pagam. Segundo a Comissão Europeia, a taxa serve para cobrir os custos de processamento. A saber, o pagamento é online, com cartão de débito ou crédito.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Tudo sobre a Riviera Maya, por quem entende do assunto!