Entenda o que motivou o México a voltar a exigir o visto físico no lugar da autorização eletrônica – aqui no blog da JPM Viagens!
O retorno do visto físico para brasileiros no México
A princípio, você pode estar se perguntando qual o motivo desse movimento do México, certo? Bom, nós te explicamos tudo.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Interior ao jornal mexicano El Economista, mas a mudança ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da Federação para entrar em vigor. Nesse sentido, o Ministério entende que a medida se faz necessária porque a autorização eletrônica de entrada, o “visto temporário”, não se mostrou eficaz. Desse modo, o visto servia para coibir a imigração ilegal de brasileiros – tanto para o México quanto para os Estados Unidos.
“Devido ao fato de que não há avanços substanciais nas ações conjuntas com o governo da República Federativa do Brasil que possibilite o uso adequado da medida de facilitação migratória e garantisse fluxos migratórios seguros, ordenados e regulares, o objetivo geral desta lei é que o governo mexicano decidiu eliminar a facilitação da obtenção do visto eletrônico para cidadãos brasileiros que pretendam ingressar por via aérea no território nacional, como visitantes sem autorização para realizar atividades remuneradas” – afirmou o órgão federal.
Devido a instabilidade no sistema de emissão da autorização eletrônica de viagem, muitos brasileiros não estão conseguindo obter o documento a tempo do embarque. Nesse sentido, em junho, o Itamaraty chegou a pedir ao governo mexicano que tomasse providências urgentes para solucionar a questão, mas o problema ainda persiste. De acordo com os dados obtidos pelo “El Economista”, entre janeiro e maio de 2022, as autoridades migratórias flagraram 16.509 brasileiros tentando entrar ilegalmente no país.
O problema em relação aos Estados Unidos
Desde 2021 as autoridades dos Estados Unidos têm pressionado o governo mexicano, visto que diversos imigrantes ilegais entram no país via sua fronteira. Nesse sentido, em setembro de 2021, o país impôs o visto aos equatorianos, com o objetivo de conter a imigração ilegal de cidadãos da América do Sul. Ainda em 2021, em entrevista à rede de TV Fox News, o senador americano republicano Lindsey Graham criticou o que considera como “leniência” do governo democrata atual em lidar com os brasileiros. A saber, o Brasil ocupa a sexta posição na lista de nacionalidades que mais imigram ilegalmente.
“As escolhas políticas de Biden estão pelo mundo. Nós tivemos 40 mil brasileiros só no posto de fronteira de Yuma, indo para [o estado de] Connecticut usando roupas de marcas e bolsas da Gucci. Isso não é mais imigração econômica. As pessoas veem que os Estados Unidos estão abertos e tiram vantagem de nós, e não vai demorar muito para que um terrorista se misture a essa multidão” – afirmou o senador.
O novo visto físico
Por fim, diferente da autorização eletrônica de viagem – que era gratuita -, o visto físico deverá ser emitido presencialmente nos consulados mexicanos de São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, mediante o pagamento de uma taxa de US $48,00. No entanto, o governo brasileiro, ao optar por seguir o princípio de reciprocidade, pode decidir aplicar a mesma medida aos mexicanos que chegarem ao Brasil.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Etias: a nova autorização para viagens para a Europa
Créditos: Uol e Viagem e Turismo