Entenda tudo sobre a possível reabertura da Catedral de Notre-Dame em 2024, de acordo com ministra de Cultura da França.
A reabertura da Catedral
A princípio, a Catedral de Notre-Dame está a caminho de sua reabertura para fiéis e público geral em 2024. A ministra da Cultura da França, Rima Abdul Malak, divulgou a informação nesta quinta-feira (28 de julho).
A saber, a Catedral está fechava devido a um grande incêndio que destruiu seu telhado, em março de 2019. Desse modo, Malak ainda afirmou que a fase de limpeza do projeto de restauração já havia terminado, o que permitiria que o trabalho de reconstrução começasse no final do verão – junho até setembro.
“Estamos confiantes de que 2024 será o ano em que grande parte desta obra será concluída, o ano da reabertura da catedral aos fiéis e ao público” – afirmou Abdul Malak
Logo após o incêndio, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que o local seria reconstruído e, mais tarde, reaberto até 2024, quando a França irá sediar os Jogos Olímpicos. Nesse sentido, a catedral será restaurada ao seu projeto anterior, incluindo a torre de 96 metros, projetada pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc, em meados de 1800.
Portanto, após a conclusão da fase de segurança em 2021 e dos trabalhos de limpeza interior, a reconstrução envolve principalmente as estruturas de madeira do telhado, as abóbadas e a torre.
Na última semana, o general Jean-Louis Georgelin, encarregado da restauração da catedral, declarou em entrevista ao jornal El Figaro que a reabertura em 2024 é uma meta “ambiciosa”. Entretanto, ele não questionou o calendário estipulado pelo governo francês há três anos.
“Por hora, nada nos leva a crer que esse objetivo não poderá ser atingido” – completou.
Após o incêndio
Por fim, parte das abóbadas, o relógio e a flecha foram totalmente destruídos no incêndio. O curioso é que, desde 2019, ainda não temos uma explicação para a causa do fogo. Desse modo, uma das hipóteses aponta para um cigarro mal apagado ou uma falha elétrica no local.
A saber, a catedral, dedicada à Virgem Maria, foi construída entre 1163 e 1345, na Île de la Cité, no centro da capital francesa. Além disso, é a terceira maior do mundo, atrás apenas das catedrais de Colônia (Alemanha) e Milão (Itália).
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Nova Zelândia reabre fronteiras para visitantes