Tudo que você precisa saber sobre o novo embarque por reconhecimento facial que já chegou aos aeroportos – aqui na JPM Viagens.
Embarque por reconhecimento facial
A saber, no dia 9 de agosto, tivemos a implementação da mais nova tecnologia: embarque por reconhecimento facial. Nesse sentido, os aeroportos de Congonhas – SP e Santos Dumont – RJ foram os primeiros a receber a tecnologia. A saber, o projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Infraestrutura, a Infraero e a Serpro, empresa desenvolvedora da tecnologia.
Desse modo, a expectativa é que o serviço diminuia o tempo de embarque, visto que dispensa a apresentação de documentos de identificação. Nesse sentido, os passageiros maiores de 18 anos, com cadastro prévio no sistema biométrico da CNH ou do título de Eleitor, podem utilizar o recurso.
De acordo com a ‘Gol’, o procedimento de reconhecimento facial poderá ser feito através de um aplicativo próprio. Logo após realizar o check-in, basta clicar em “Agilizar Embarque”, concordar com a Lei Geral de Proteção de Dados e, dessa forma, realizar a captura de biometria. A recomendação, portanto, é que o viajante esteja em um ambiente iluminado e com fundo neutro, além de não estar usando chapéu ou óculos escuros. Por fim, após a foto ser aprovada, o passageiro tem acesso ao cartão de embarque, que deverá ser apresentado para entrar na sala de embarque e, depois, na aeronave.
Por outro lado, a ‘Latam’ e a ‘Azul’ dispensam o uso de aplicativos. Com as companhias em questão, o passageiro deve se dirigir aos totens das respectivas companhias nos aeroportos para fazer um cadastro e ter sua biometria capturada. Além disso, outros totens farão o reconhecimento facial na entrada das salas de embarque e, mais tarde, antes da entrada na aeronave.
Entretanto, ao voar com uma das três companhias aéreas, os viajantes ainda poderão optar pelos procedimentos tradicionais do check-in.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Tudo sobre San Francisco e seus novos três parques
Crédito: Viagem e Turismo