Tudo que você precisa saber sobre os melhores destinos para finais de semana em locais próximos do Rio de Janeiro – aqui na JPM Viagens.
O que fazer em locais próximos do Rio de Janeiro?
A princípio, passar um fim de semana em cidades próximas ao Rio de Janeiro é uma experiência repleta de diversidade e encanto. Desde a atmosfera histórica e cultural de Paraty até a beleza natural exuberante de Teresópolis, há uma variedade de opções para todos os gostos. Aconchegadas entre montanhas e rios, essas cidades oferecem uma oportunidade única para explorar trilhas, cachoeiras e mais. Além disso, é possível mergulhar na rica cultura local, saborear a deliciosa gastronomia regional e descobrir a arte e a história em cada esquina. Portanto, hoje, vamos indicar cinco destinos para você que quer passar um fim de semana em cidades próximas do Rio de Janeiro.
Paraty
Paraty é um daqueles lugares fáceis de se apaixonar. Afinal, é um destino que oferece muita variedade para todos os tipos de turistas, visto que entrega passeios nas ruas de pedra, visitas a igrejas histórias ou até mesmo praias. Além disso, conta com museus e galerias de arte, passeios de barco e mais. Tudo isso, somado a beleza incrível da cidade, com cultura e atrações, é um destino inesquecível.
A Casa da Cultura de Paraty, a saber, é um lindo casarão no centro histórico, dedicada à preservação e exibição do trabalho artístico na cidade. É um prato cheio para quem gosta de apreciar a cultura da região. Ademais, na parte da gastronomia, você encontrar diversas opções de bebidas e outros ingredientes típicos, além de uma lanchonete. A entrada é gratuita.
No entanto, se você é do tipo que gosta de se conectar com a natureza, a Cachoeira da Pedra Branca é o lugar ideal, visto que está cercada pela Mata Atlântica – o que torna o lugar ideal para um banho tranquilo. Além disso, é importante saber que a estrada de chão para alcançar o local não é para todos os tipos de veículos. E, por fim, para entrar, é cobrada uma pequena taxa.
Petrópolis
Indo para a região serrana do Rio de Janeiro, é impossível não citar Petrópolis. É um local extremamente acessível e famoso no estado do Rio de Janeiro, com atrações para todos os tipos, visto que conta com roteiros românticos, passeios históricos, uma gastronomia incrível e mais. Dessa maneira, Petrópolis é um dos locais mais procurados para um fim de semana.
A princípio, o destino mais famoso da cidade é o Museu Imperial. E com razão! Afinal, esta era a casa de verão de Dom Pedro. A saber, o museu conta com itens incríveis, como a pena usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, o traje de gala do imperador e algumas carruagens. Para entrar no museu, apenas com pantufas e o uso de celular lá dentro, é proibido. A entrada é paga, mas às quartas-feiras, o acesso é gratuito. Além disso, a cidade é um destino e tanto para quem gosta de história, visto que conta com a Casa de Santos Dumont e a Casa da Princesa Isabel, por exemplo.
Assim como na cidade anterior, Petrópolis oferece passeios para quem busca se afastar da cidade. Com isso, a cidade oferece diversas opções de cachoeiras – indispensáveis no verão, com ótimas quedas d’água. Veja as sete melhores abaixo:
- Cachoeira Poço Negro;
- Cachoeira da Macumba;
- Cachoeira da Rocinha;
- Cachoeira do Caxambu;
- Cachoeira da Ponte Funda;
- Cachoeira das Sete Quedas;
- Cachoeira do Morin.
Itaipava
Outro local muito amado e altamente recomendado, é Itaipava. A saber, o aconchegante local conta com restaurantes incríveis, paisagens verdes lindas e um clima extremamente agradável. Com isso, torna-se um dos melhores lugares para quem busca descanso.
O maior ponto turístico da cidade é o Castelo de Itaipava, o único com estilo medieval de toda a América Latina. A saber, toda a área é aberta ao público, mas a visitação interna se restringe apenas aos hóspedes. No entanto, para contemplar um pouco do interior, vale a pena almoçar ou jantar no segundo andar, o Bistrô do Castelo – um espaço muito aconchegante.
Para quem busca um maior contato com a natureza, não pode deixar o Vale da Lua de fora do roteiro. É um local com paisagem de cair o queixo, digna de cinema. Com um pôr do Sol lindo entre as árvores, é um destino que precisa estar dentro dos planos de quem visita Itaipava.
Penedo
Mais um lugar da lista de lugares fáceis de se apaixonar! Penedo é um bairro muito diferente, que atende a todos, por causa de sua origem finlandesa. Portanto, é o local perfeito para quem é fã da cultura europeia, com suas construções características, gastronomia impecável e cultura. Além disso, Penedo é um destino que conta com paisagens naturais de cair o queixo – o que proporciona a oportunidade de fazer passeios em meio à natureza.
O local mais visitado é, sem dúvidas, o centro da cidade, onde fica a famosa Pequena Finlândia. A saber, é o local das famosas casas coloridas e dos guarda chuvas, que transformam o local em um dos mais lindos do Rio de Janeiro. O ambiente funciona como uma espécie de shopping ao ar livre e permite que as pessoas conheçam mais da cultura local, visitando lojas, comprando chocolates, bebidas artesanais e mais. Além disso, ainda conta com a incrível Casa do Papai Noel – a única oficial fora da Lapônia, no norte da Escandinávia, a terra do Papai Noel.
Assim como em Petrópolis, Penedo conta com uma variedade incrível de cachoeiras. Confira abaixo:
- Poço das Esmeraldas;
- Três Cachoeiras;
- Cachoeira de Deus;
- Cachoeira das Três Bacias;
- Serrinha do Alambari.
Teresópolis
Por fim, mas não menos importante, um dos locais mais seguros e procurados por quem busca tranquilidade em suas viagens: Teresópolis. A saber, a cidade é o local perfeito para quem busca se conectar com a natureza, fazer trilhas, conhecer monumentos históricos e mais.
O ponto alto da cidade é sua conexão com a natureza e, pensando nisso, não podemos deixar de citar o Mirante do Soberbo – a principal atração turística do destino. A saber, você terá uma vista inesquecível para os picos Dedo de Deus, Dedinho de Nossa Senhora e Escalavrado. Além disso, poderá ver a ponte Rio Niterói, Baía de Guanabara e, em dias ensolarados, pode ver até mesmo o Cristo Redentor.
Além disso, a cidade ainda conta com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que concentra cerca de 2.800 espécies de plantas em seus mais de 20 mil hectares de Mata Atlântica. Nesse sentido, é a maior rede de trilhas do Brasil. Unindo uma ótima infraestrutura e visuais de tirar o fôlego, o destino é incrível para quem busca maior conexão com a natureza para recarregar as energias.
Por fim, a cidade ainda conta com o incrível Hotel Fazenda Suíça Le Canton, que oferece todo o conforto necessário para os clientes. É um refúgio encantador. O Hotel, nesse sentido, oferece uma experiência única de hospedagem, combinando a arquitetura suíça com a tranquilidade e o contato com a natureza. Portanto, os hóspedes podem desfrutar de diversas atividades – desde passeios a cavalos (que possui um custo extra) a momentos relaxantes nas piscinas do complexo. O hotel ainda conta com uma gastronomia impecável, com pratos que te garantem uma experiência gastronômica inesquecível. O hotel, desse modo, com seus serviços incríveis e atmosfera acolhedora – com paisagens admiráveis -, o Hotel Fazenda Suíça Le Canton é o destino perfeito para a nossa Festa Junina e para quem busca conforto. O local oferece pensão completa. Ou seja, café da manhã, almoço e jantar.
Viaje com a JPM
A princípio, nosso negócio está pautado em foco absoluto na satisfação de nossos clientes, procurando estabelecer relações de confiança, através de uma equipe altamente especializada, com sólida formação acadêmica além da experiência no mercado de turismo de lazer e corporativo. Nesse sentido, nosso grande objetivo é prestar um legítimo serviço de consultoria em viagens e turismo, estabelecendo relações sólidas e duradouras com nossos clientes.
Gostou? Para saber mais sobre os melhores destinos fora do Rio de Janeiro e as possibilidades incríveis, entre em contato com nosso time de especialistas e planeje sua próxima viagem!
Além disso, fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Leia também: Orlando: o que fazer fora dos parques?