Chapada Diamantina: tudo sobre o destino

Chapada Diamantina: tudo sobre o destino

Tudo que você precisa saber sobre a Chapada Diamantina, um dos destinos mais procurados de todo o Brasil e da América.

Conheça a Chapada Diamantina

A princípio, a região da Chapada Diamantina recebe os viajantes com uma excelente infraestrutura turística. É um local com ótimos hotéis, restaurantes e mais ofertas que auxiliam em sua viagem. A saber, prepara-se para mais de 38 mil km² de vegetação bem preservada, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras e mais. Confira as principais atividades do local abaixo.

Quando ir à Chapada Diamantina

A saber, o clima na Chapada Diamantina tem como característica dois períodos distintos. O primeiro, de novembro a março, é quente e úmido, com muitas chuvas e temperaturas mais elevadas. Já os meses de maio a setembro são mais secos e com temperaturas um pouco mais baixas. Os dois períodos têm vantagens e desvantagens, por isso é preciso estar atento às prioridades da viagem ao escolher a melhor época de viajar para a Chapada Diamantina.

A princípio, o verão na Chapada Diamantina possui um aumento das chuvas e do nível dos rios e quedas d’água. A chuva, nesse sentido, começa a aumentar em outubro, atinge o auge em novembro e segue até abril, quando começa a diminuir. É um ótimo período para ver as cachoeiras com toda a força e beleza, especialmente a Cachoeira da Fumaça e o Cachoeirão. Por outro lado, os meses de maio a setembro marcam o período mais seco da Chapada Diamantina, quando as chuvas acontecem com menos frequência e a temperatura tem uma leve queda. A saber, locais como Mucugê e Vale do Capão podem ter mínima de até 10°C à noite. Contudo, os dias são sempre agradáveis e frescos – o que ajuda muito na hora das trilhas longas sob o sol.

O que fazer na Chapada Diamantina

Assista ao pôr do sol no alto do Pai Inácio

Logo após um dia de passeio, nada como pegar o entardecer no alto do Morro do Pai Inácio. A saber, você pode subir até o topo durante todo o dia, porém é perto do pôr do sol que o Pai Inácio ganha fica espetacular. Nesse sentido, a cada minuto, o visual se transforma e o local fica cada vez mais espetacular. Ao subir, não deixe de procurar o coração de pedra que simboliza toda a paixão que o destino causa nos viajantes. Vale muito a pena!

Foto: Melhores Destinos/Reprodução
Conheça as cachoeiras

A saber, as cachoeiras mais populares e procuradas entre os viajantes são a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumaça, mas há dezenas de outras quedas d’água para serem visitadas. Destinos como a Cachoeira do Buracão está entre as prediletas por proporcionar uma experiência maravilhosa. Já a Fumaça se destaca por ser uma das maiores quedas do Brasil. Por fim, as cachoeiras do Parque da Muritiba, Ribeirão do Meio, Poço do Diabo, Riachinho, Cachoeira do Pai Inácio e Cachoeira do Mosquito agradam os turistas que buscam acesso fácil e sem grandes trilhas. 

Foto: Guia Chapada Diamantina/Reprodução

Curiosidades sobre a Chapada Diamantina

A saber, a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi a maior produtora mundial de diamantes e chegou a ter um consulado francês para facilitar o comércio com aquele país, oferecendo diamante e recebendo artigos de luxo. Além disso, Rio de Contas é uma das cidades mais antigas da região, com arquitetura do século XVII. Foi a primeira cidade planejada no Brasil, em 1745, época do ápice do ouro.

Viaje com a JPM

A princípio, nosso negócio está pautado em foco absoluto na satisfação de nossos clientes, procurando estabelecer relações de confiança, através de uma equipe altamente especializada, com sólida formação acadêmica além da experiência no mercado de turismo de lazer e corporativo. Nesse sentido, nosso grande objetivo é prestar um legítimo serviço de consultoria em viagens e turismo, estabelecendo relações sólidas e duradouras com nossos clientes.

Gostou? Desse modo, que tal falar com nosso time de especialistas e planejar sua próxima viagem?

Além disso, fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!

Leia também: Paris: tudo que você precisa saber