Tudo que você precisa saber sobre a reabertura do Museu do Ipiranga, no próximo dia 8 de setembro, após 9 anos.
Reabertura do Museu do Ipiranga
A princípio, nesta quinta-feira (8), teremos a reabertura do Museu do Ipiranga – ou Museu Paulista – como parte das celebrações dos 200 anos da independência do Brasil. Nesse sentido, para celebrar este momento, a Secretaria de Cultura e Economia de São Paulo, junto com a prefeitura, vão apresentar uma programação especial, entre os dias 7 e 11 de setembro. Desse modo, as atrações incluem música, dança, teatro e circo – com transmissão pela plataforma #Culturaemcasa. A saber, entre os destaques, está o show dos cantores Almir Sater e Gabriel Sater, que recentemente participaram da novela Pantanal.
Os festejos, portanto, têm início no domingo (4), com uma projeção na fachada do Museu do Ipiranga, acompanhada por trilha sonora de André Abujamra. Nesse sentido, a projeção será dividida em oito atos de um minuto de duração cada. Cada minuto vai contar uma parte da história cultural e artística dos últimos dois séculos. Entre eles, episódios relacionados à arte indígena, à presença dos negros no país e à Semana de Arte Moderna.
O Museu
A saber, o Museu será reaberto exclusivamente para as autoridades no dia 6 de setembro, entre as 18h30 e 21h30. Logo após, no dia 7, o museu vai abrir apenas para as escolas e trabalhadores que ajudaram durante as obras, juntamente com seus familiares. O público geral, por fim, poderá visitar a partir do dia 8 de setembro.
7 de setembro
No feriado em si, portanto, haverá uma programação especial, que terá início com o tradicional desfile de 7 de setembro, realizado na Avenida D. Pedro I. O desfile tem início às 9h e contará com a participação da Esquadrilha da Fumaça. Além disso, uma encenação do Grito da Independência será realizada a partir das 15h, com a participação do ator Caco Ciocler como D. Pedro I.
À noite, desse modo, temos um espetáculo de música, danças e artes visuais. Nesse sentido, um dos destaques é a apresentação de uma atração com 200 drones, marcada para às 21h.
Programação musical
Por fim, entre os dias 8 e 11 de setembro, o festival irá promover shows musicais, em parceria com a prefeitura da cidade de São Paulo. Nesse sentido, na noite do dia 8, haverá apresentação da SP Companhia de Dança, SP Big Band e da Orquestra Jazz Sinfônica, a partir das 18h. Logo após, no dia 9 de setembro, a partir das 19h, se apresentam Almir e Gabriel Sater. No dia 10 de setembro, a Orquestra Funmilayo se apresenta com Xênia França e Luedji Luna. E, no dia 11 de setembro será a vez de Geraldo Azevedo.
Fique ligado nas nossas mídias – Instagram e Blog – para não perder nenhuma atualização!
Gostou? Que tal falar com nosso time de especialistas?
Leia também: Portugal facilita entrada de brasileiros no país
Crédito: Diario do Turismo